Quando Trocar o Ar Condicionado

É hora de trocar ou consertar o ar-condicionado?

 

Acabamos de entrar na primavera, mas o pensamento de muitos brasileiros já está lá no verão. Vários são os motivos, programação das férias, praia, calor. Calor? Opa, será que o meu ar-condicionado vai aguentar mais um verão? Ou será que devo substituí-lo por um equipamento mais moderno e mais eficiente?

 

Quanto tempo de uso tem o seu ar-condicionado?

 

Com o passar dos anos, as peças do ar-condicionado começam a sofrer desgastes e sua eficiência diminui. Mas quantos anos? Como saber se chegou o momento de substituir o aparelho? Bom, não é a idade dele que vai dizer isso. De acordo com as fabricantes, um ar-condicionado pode durar até 20 anos, dependendo dos cuidados que o usuário tiver com ele.

 

Saiba como prolongar a vida útil do seu ar-condicionado.

 

Nossa dica: Quanto mais novo o aparelho é, mais tecnologias voltadas para o conforto e durabilidade estão empregadas nele. Além disso, os equipamentos mais novos produzem menos ruídos, consomem menos energia e são mais bonitos.

 

Quantas vezes você já precisou chamar um técnico para ver seu ar-condicionado?

 

Antes de tomar providências sobre um ar-condicionado que apresentou uma falha pela primeira vez, procure descobrir com precisão qual é o problema dele. Isso só é possível com a ajuda de um profissional do setor. Procure por uma assistência técnica de confiança, com técnicos qualificados. Às vezes algo muito simples pode se tornar uma baita dor de cabeça se escolhermos as pessoas erradas para “consertar” nossos eletrodomésticos.

 

Mas se o seu aparelho vem apresentando problemas seguidamente e você já investiu muito dinheiro em manutenção, pode ser que mais um reparo não esteja valendo a pena.

 

Nossa dica: Faça as contas. Quantas vezes seu aparelho já apresentou falha no último ano, quanto você já gastou em manutenção e quanto vai custar para consertar novamente? Depois faça uma pesquisa de preços de aparelhos novos para ver se compensa continuar insistindo no mesmo aparelho.

 

O ar-condicionado está fazendo muito barulho?

 

Todo ar-condicionado produz ruído, independentemente do tipo ou modelo. Isso porque eles possuem motores, ventiladores, turbinas e outras peças não silenciosas. Quanto mais tempo o equipamento tem de uso, mais gastas as peças estão ficando, e por isso, mais barulhento ele se torna.

 

E se com o passar dos anos, o ar-condicionado passou a emitir ruídos mais altos, é sinal de que já é o momento do substituí-lo por outro mais novo. Pois esse problema pode implicar em outros fatores, como consumo elevado de energia.

 

Mas preste atenção, se o seu aparelho é novo e está fazendo mais barulho do que o necessário para você lembrar que ele está ligado, algo está errado. Ele pode não ter sido instalado de forma adequada.

 

Nossas dicas: Preste atenção no seu aparelho. Ele está fazendo mais barulho do que antes? Ou ele está fazendo muito mais barulho do que o aparelho do vizinho ou do seu trabalho? Caso a resposta seja sim, chame um técnico para fazer uma avaliação, pois ele pode estar apenas precisando de uma limpeza. Ou troque por um mais novo e mais silencioso.

 

Seu aparelho está consumindo muita energia?

 

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos de ar condicionado também evoluíram. Hoje, os mais modernos já não consomem mais tanta energia como era antigamente, quando as pessoas tinham até medo de ter um aparelho por causa da conta de luz.

 

Se o seu ar-condicionado está consumindo energia além do esperado, ou se ele passou a consumir mais de uns tempos para cá, chame um profissional para fazer uma revisão. Pode ser que ele esteja apenas precisando passar por uma higienização, ou pode ser que seja mesmo o momento de trocá-lo.

 

Nossas dicas: Use corretamente o seu aparelho de ar-condicionado, faça manutenções preventivas, limpe os filtros pelo menos uma vez por mês e não ligue o aparelho com portas e janelas abertas. Esses hábitos, além de lhe ajudarem a gastar menos com contas de luz, irão prolongar a vida útil do seu aparelho.

 

E se você está pensando em adquirir um ar-condicionado novo, faça o correto dimensionamento da quantidade de BTU que o ambiente precisa. Comprar um aparelho menos potente, por achar que ele irá gastar menos, é ilusão.

 

Opte por um aparelho com Selo de classificação A e de preferência para os modelos com tecnologia inverter, pois eles oferecem maior eficiência, trabalhando conforme a necessidade do ambiente.

 

Fonte: Web Ar Condicionado

Confira também:

Climatizadores industriais: a importância no ambiente de trabalho

Dicas para o seu Projeto de Climatização