Uma indústria possui necessidades específicas. Em muito casos há salas grandes, onde o uso de ar-condicionado é inviável e os ventiladores acabam não sendo suficiente. Nesse contexto, os climatizadores industriais apresentam uma grande importância no ambiente de trabalho.
Entenda melhor a função desse aparelho e como ele pode contribuir para um local mais agradável e saudável para todos.
Por que utilizar climatizadores industriais?
Com tendências a atingir temperaturas altas, o ambiente industrial precisa de um sistema de resfriamento que seja eficaz. Com telhas que irradiam muito calor e pouca ventilação natural, além das máquinas que geram uma temperatura mais elevada, estar nesse ambiente sem climatização acaba sendo impossível.
Climatização e produtividade no trabalho andam juntas. Logo, se o local estiver muito desconfortável, a tendência é que o rendimento de todos caia. Além disso, pode ser um risco para o bem-estar dos trabalhadores. Por isso, é essencial oferecer um lugar com conforto térmico.
Sendo assim, por motivos de melhor rendimento, saúde e de acordo com as leis trabalhistas, investir em climatizadores evaporativos para a indústria é uma necessidade e não algo supérfluo.
Em um ambiente pouco ventilado e com a presença de muitas pessoas, o ar fica mais denso. Com isso, acaba provocando uma sensação de que o ar está parado, a temperatura muito alta e a respiração mais pesada.
Os climatizadores industriais atuam exatamente para acabar com esse mal-estar. O aparelho age refrigerando, purificando e renovando o ar dos locais. Tudo isso sem liberar gotículas de água ou névoa no espaço, que seriam incômodas para todos.
Algumas dos benefícios de um climatizador industrial são:
Um ambiente com pouca circulação de ar ou sem janelas é propenso a altas temperaturas. Isso pode causar a queda da pressão dos funcionários, além de irritabilidade e desconforto. Porém, o climatizador evaporativo evita todos esses problemas, deixando um ar limpo e fresco durante todo o horário de trabalho.
Um ar parado em um local fechado acaba sendo impróprio, apresentando um cheiro ruim e provocando crises alérgicas. Além disso, com a renovação do ar, podem ser evitadas situações de proliferação de doenças. Em um lugar sem janelas com um funcionário que esteja com gripe, outras pessoas correm o sério risco de contrair o vírus também. Contudo, o climatizador industrial provê um ar saudável e limpo para o ambiente.
Em indústrias é comum que as máquinas aqueçam todo o local. Os climatizadores evaporativos evitam o superaquecimento do maquinário e mantém os materiais e produtos em boa conservação. Assim, é possível economizar com a preservação desses itens.
Os climatizadores industriais têm grande importância no ambiente de trabalho. Eles ajudam a preservar a saúde dos funcionários, auxiliam a manter o ambiente agradável, evitam a proliferação de doenças e previnem o deterioramento dos produtos e maquinários. Por isso, um climatizador para sua indústria não é apenas um luxo e sim uma necessidade.
Confira também:
Dicas para o seu Projeto de Climatização
Quando Trocar o Ar Condicionado